WhatsApp: novo golpe promete revelar visualização de perfil

Link fraudulento seguido de mensagem com erros ortográficos é encaminhado às vítimas por algum contato pessoal.


WhatsApp: novo golpe promete revelar visualização de perfil

Cuidado! Não se deixe enganar pela falsa promessa de ativação de um recurso para saber quem visitou seu perfil no WhatsApp.O novo golpe descoberto pela empresa de segurança digital Kaspersky pode até gerar prejuízos financeiros a vítima.

A mensagem maliciosa chega por meio de algum contato da vítima e apresenta a seguinte mensagem: "Quem visitou seu perfil do WhatsApp? Sabe quem xeretou seu perfil?", com erros gramaticais e seguida do link fraudulento.

Ao clicar no endereço eletrônico, o usuário é direcionado ao site que oferece o recurso falso e cobra o compartilhamento da fraude para dez contatos ou três grupos.

Se a vítima seguir as orientações, após o compartilhamento, ela será redirecionada para diversos sites de propaganda, mas nenhum deles sobre o recurso prometido. As ofertas apresentadas são de conteúdos premium e, caso a vítima faça o cadastro do seu número em algum deles, receberá a cobrança do serviço na fatura ou a taxa será debitada de seus créditos. É neste momento que o cibercriminoso ganha dinheiro.

"Essas campanhas maliciosas estão usando a popularidade do WhatsApp --que conta com mais de 100 milhões de usuários somente no Brasil-- para promover esses serviços pagos", explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

O analista alerta ainda que estas campanhas funcionam e colecionam vítimas. "Basta fazer uma rápida busca nos sites de reclamações de consumidores para encontrar uma grande quantidade de pessoas reportando que seus créditos do celular foram descontados indevidamente, justamente por terem se cadastrados em serviços como estes".

Do Uol em SP


Endereço da página:

https://itnet.com.br/noticia/30554/whatsapp-novo-golpe-promete-revelar-visualiza-o-de-perfil

 

 

Imagens no texto:


Acessado em 20/01/2020 08:10:45

Copyright Itnet - O Portal do Dia a Dia. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Itnet - O Portal do Dia a Dia.