Cohidro informa que fornecimento de água para irrigação no Perímetro Irrigado da Ribeira só acontecerá até 08 de março

O serviço será reativado assim que o reservatório obtiver sua recarga hídrica.


A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) informa que, em função do baixo nível da barragem, o fornecimento de água para irrigação no Perímetro Irrigado da Ribeira, em Itabaiana (SE), somente ocorrerá até o dia 8 de março de 2019.

Desde o início de janeiro, a Empresa já vinha comunicando a paralisação do fornecimento aos agricultores irrigantes, que utilizam esta água para plantio, recomendando que não fossem feitos novos plantios nos lotes agrícolas.

O serviço será reativado assim que o reservatório obtiver sua recarga hídrica.  A medida está sendo adotada preventivamente, para manter a reserva necessária ao consumo humano na região, que depende da mesma barragem.

 Nos cálculos iniciais, a previsão era que a suspensão deveria ocorrer no dia 28 de fevereiro.

Contudo, nova leitura nos volumes hídricos realizada nesta quarta-feira, 27, constatou a possibilidade do adiamento da suspensão definitiva, mantendo o fornecimento de água para irrigação por mais oito dias – portanto, até 08 de março.  A decisão é baseada em motivos técnicos.

Devido à escassez de chuvas, um levantamento constatou a existência de apenas 16% do volume de armazenamento útil (2.328.640 m³ dos 14.554.000 m³) na barragem que abastece com água bruta o perímetro irrigado da Cohidro, e com água potável as áreas urbanas dos municípios circunvizinhos, através da Deso.

Por este motivo, o perímetro da Ribeira já vinha operando em regime de racionamento desde o mês de setembro de 2018, quando reduziu o fornecimento de água de 12 para 8 horas diárias.

Os cálculos hídricos na barragem e a análise da condição meteorológica no período indicam condição crítica para a continuidade dos dois serviços e, por isso, o consumo humano terá uso preferencial nas reservas hídricas.

Fonte: Cohidro/SE


Endereço da página:

https://itnet.com.br/noticia/38019/cohidro-informa-que-fornecimento-de-agua-para-irrigacao-no-perimetro-irrigado-da-ribeira-so-acontecera-ate-08-de-marco

 

 

Imagens no texto:


Acessado em 17/06/2019 20:32:30

Copyright Itnet - O Portal do Dia a Dia. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Itnet - O Portal do Dia a Dia.