Portal Itnet

Inscrições abertas para o alistamento voluntário feminino nas forças armadas

Alistamento militar voluntário feminino: inscrições abertas até 30 de junho

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Inscrições abertas para o alistamento voluntário feminino nas forças armadas

As mulheres brasileiras têm agora a oportunidade de ingressar nas Forças Armadas por meio do alistamento militar voluntário, cujo prazo para inscrição vai até 30 de junho de 2024. Podem se candidatar as mulheres nascidas em 2007, que completarão 18 anos em 2025. A incorporação está prevista para ocorrer entre 2 e 6 de março de 2026 (primeiro semestre) ou entre 3 e 7 de agosto de 2026 (segundo semestre). O serviço terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

Este ano, o Ministério da Defesa oferece 1.465 vagas, distribuídas entre o Exército (1.010 vagas), a Aeronáutica (300 vagas) e a Marinha (155 vagas), com a expectativa de que a presença feminina nas Forças Armadas aumente gradualmente até alcançar 20% do total de vagas disponíveis. Para se inscrever, as candidatas devem residir em um dos 28 municípios de 14 estados listados no Plano Geral de Convocação, que abrange cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.

Além do alistamento, as jovens interessadas passarão por uma seleção que inclui entrevistas, testes físicos e exames de saúde. Elas poderão escolher a Força que desejam integrar: a Marinha, o Exército ou a Aeronáutica. Na Marinha, serão incorporadas como marinheiros-recrutas; no Exército, como soldados; e na Aeronáutica, como soldados de segunda classe.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente nas juntas de serviço militar ou pela internet. Contudo, as Forças Armadas alertam contra golpes, com sites fraudulentos oferecendo facilidade para emissão de certificados militares. Os pagamentos devem ser feitos exclusivamente na página oficial do alistamento.

O ingresso de mulheres nas carreiras militares é uma realidade desde a década de 1980, e atualmente cerca de 37 mil mulheres fazem parte do efetivo das Forças Armadas, representando 10% do total. Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, além de terem acesso a cargos de combate por meio de concursos específicos.

Com informações Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você