Inscrições para o Fies 2026 começam nesta terça-feira, dia 3

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 começam amanhã, dia 3 de fevereiro, e seguem até o dia 6. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o Fies disponibiliza 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas, entre universidades, faculdades e centros universitários. As oportunidades abrangem 19.834 cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, a previsão é ofertar 112.168 vagas, incluindo aquelas que não forem preenchidas neste primeiro semestre e as destinadas à seleção do segundo semestre.
Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso e alterar as preferências até o encerramento do prazo. Podem participar estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

A classificação será feita com base na nota do Enem, respeitando o tipo de vaga, a modalidade de concorrência e critérios de prioridade. Terão preferência candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil.
O cronograma prevê chamada única, com divulgação do resultado da pré-seleção em 19 de fevereiro. Os estudantes selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Quem não for convocado nessa etapa entrará automaticamente na lista de espera, que poderá chamar novos candidatos entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
O edital também prevê o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Nesses casos, é possível solicitar financiamento de até 100% do valor do curso. Já os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico com indicação do tipo e grau da deficiência, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Criado em 2001, o Fies é uma das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior privado no país. Para garantir a participação, os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às regras do edital.
Com informações do MEC
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
