Portal Itnet

Mãe em surto ameaça filhos, mas Bope consegue resgate após sete horas de negociação em Malhador

A operação foi considerada exitosa por preservar a vida de todos os envolvidos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Mãe em surto ameaça filhos, mas Bope consegue resgate após sete horas de negociação em Malhador

Uma operação delicada conduzida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) garantiu, na tarde desta quinta-feira (28), o resgate seguro de três crianças e da mãe delas, diagnosticada com esquizofrenia, que estava em surto psicótico e havia se trancado em casa no Povoado Siebra, em Malhador.

Início da ocorrência

O chamado foi feito ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) por volta das 15h30. Quando as equipes chegaram ao local, encontraram a mulher trancada dentro da residência com os três filhos, de quatro, oito e 11 anos. Em meio ao surto, ela ameaçava tirar a vida das crianças e a própria caso alguém tentasse entrar na casa.

A situação mobilizou, além do Bope, equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros, que deram suporte à ação.


Negociação e tensão

A negociação foi conduzida pela tenente Andrezza, especialista em gerenciamento de crises do Bope, que dialogou com a mulher durante quase cinco horas. Nesse período, a mãe alternava momentos de choro e agressividade, chegou a exibir um facão e fez ameaças constantes contra os policiais.

Diante da dificuldade em convencê-la a aceitar atendimento médico, a major Belisa França, gerente da crise, autorizou a entrada tática da equipe. A operação foi executada enquanto a negociadora mantinha a atenção da mulher voltada ao diálogo.

Desfecho sem feridos

Com ação coordenada, os policiais conseguiram conter fisicamente a mulher sem a necessidade de disparos ou armamento letal, garantindo o resgate das três crianças em segurança.

A mãe foi conduzida pelo Samu ao Hospital São José, em Aracaju, para avaliação psiquiátrica. Já as crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar, que as entregou sob supervisão de familiares.

Exemplo de integração

A major Belisa França destacou a importância da união entre as forças de segurança e de saúde no desfecho da ocorrência. “O time tático fez o adentramento ao local sem a necessidade de utilização de armamento e, exclusivamente com a contenção física, a gente resgatou as crianças”, afirmou.

A operação foi considerada exitosa por preservar a vida de todos os envolvidos e servir de exemplo de integração entre polícia, saúde e órgãos de proteção social.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você