Portal Itnet

Receita Federal libera consulta ao 3º lote do IR 2025 nesta quinta (24)

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Receita Federal libera consulta ao 3º lote do IR 2025 nesta quinta (24)

A Receita Federal libera, às 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Este é o maior lote da história em número de contribuintes contemplados e o segundo maior em valor total, alcançando a marca de R$ 10 bilhões.

Ao todo, 7.219.048 contribuintes terão direito à restituição, incluindo pessoas com prioridade legal, usuários da declaração pré-preenchida, e aqueles que optaram por receber via chave Pix do tipo CPF — prática que passou a garantir prioridade neste ano.

Além das restituições regulares, o lote também contempla valores residuais de declarações de anos anteriores.

Quem recebe neste lote?

Veja como está distribuída a restituição:

  • 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix (CPF);
  • 755.978 contribuintes sem prioridade legal;
  • 83.575 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 15.988 idosos com mais de 80 anos;
  • 11.298 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave.

Neste ano, a Receita passou a dar prioridade a quem usou, simultaneamente, a declaração pré-preenchida e a opção de recebimento via Pix, mesmo que esses contribuintes não tenham prioridade por lei.

Como consultar?

A consulta pode ser feita por meio do site da Receita Federal. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para smartphones e tablets.

Quando será o pagamento?

O crédito será efetuado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Se o nome do contribuinte não estiver no lote, é possível acessar o portal e-CAC, verificar o extrato da declaração e checar se há pendências. Caso necessário, deve-se enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

E se o dinheiro não cair na conta?

Se o valor da restituição não for creditado, por exemplo, por conta desativada, o contribuinte poderá resgatar os valores por até um ano no Banco do Brasil. É possível agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais),
  • 0800-729-0001 (demais localidades),
  • 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Após o prazo de um ano sem resgate, será necessário fazer a solicitação diretamente pelo Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”, acessando “Meu Imposto de Renda” e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".








Com informações da Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você