ANEEL mantém bandeira verde para fevereiro: conta de luz sem acréscimo pelo terceiro mês consecutivo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para o mês de fevereiro de 2025 será verde. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional1 (SIN). Esta é a terceira vez consecutiva que a ANEEL decide por não aplicar nenhum acréscimo na tarifa mensal de energia elétrica.
A decisão da ANEEL de manter a bandeira verde reflete as condições favoráveis de geração de energia no país. O período de chuvas, que se estende de novembro a janeiro, contribuiu para elevar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com os reservatórios cheios, a geração de energia fica mais barata, uma vez que as hidrelétricas são acionadas em vez das termoelétricas, que geram energia mais cara e mais poluente.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como uma forma de informar aos consumidores sobre as condições de geração de energia no país e o impacto nos custos. As bandeiras, que variam de cor (verde, amarela, vermelha - patamar 1 e vermelha - patamar 2), indicam se a energia está mais cara ou mais barata, incentivando o consumo consciente.
Apesar da bandeira verde indicar um cenário favorável, a ANEEL reforça a importância de continuar economizando energia. O uso consciente da eletricidade não apenas ajuda a reduzir os gastos na conta de luz, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e para a segurança do sistema elétrico.
Com informações Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.