Avanços do SUS ajudam Sergipe a reduzir mortes por aids em 32%

Sergipe registrou uma redução de 31,97% nas mortes por aids entre 2023 e 2024, passando de 122 óbitos para 83. O resultado acompanha a tendência nacional: o Brasil também apresentou queda de 13% nos óbitos, com número reduzido de mais de 10 mil para 9,1 mil casos no mesmo período — o menor em três décadas, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.
Os dados refletem avanços na prevenção, diagnóstico e acesso a tratamentos modernos pelo SUS, que tornam o vírus indetectável e intransmissível. Esse conjunto de medidas também permitiu a eliminação da transmissão vertical do HIV, quando a doença é transmitida da mãe para o bebê, como problema de saúde pública.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância dos resultados: “Hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública.”
O Ministério da Saúde aproveita a divulgação do boletim para lançar a campanha de conscientização “Viver sem aids: essa é a vida que eu quis”, reforçando a importância da prevenção, testagem regular e do acesso ao tratamento.
Com informações do Ministério da Saúde
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
