Enem 2026 bate marca de 5 milhões de inscritos
Exame será aplicado em novembro e registra crescimento de 5,08% no número de participantes em relação ao ano passado.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 teve 5.055.818 inscrições confirmadas, conforme balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (3). O número foi consolidado após o encerramento dos prazos para pagamento da taxa de inscrição e apresentação de recursos.
Em comparação com a edição de 2025, quando foram registrados 4.811.338 participantes, o exame apresentou um crescimento de 5,08% no total de inscritos. Apesar da alta, o recorde histórico do Enem continua sendo o de 2014, quando 8.722.290 candidatos se inscreveram.
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Entre as novidades desta edição está a inscrição automática dos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, medida adotada pela primeira vez pelo MEC. Além disso, beneficiários do programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio e participarem dos dois dias de provas receberão um incentivo financeiro de R$ 200, pago em parcela única.
Outra mudança é a ampliação da rede de aplicação do exame. Neste ano, 95 novos municípios foram incluídos, permitindo que mais candidatos realizem as provas perto de casa. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é utilizar cerca de 10 mil escolas como locais de prova, com aproximadamente 80% dos concluintes da rede pública fazendo o exame na própria escola onde estudam.
Os participantes que tiveram negado o pedido de atendimento especializado ainda podem recorrer, mediante envio da documentação exigida na Página do Participante. O resultado da análise dos recursos será divulgado em 10 de julho.
Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o Enem é utilizado nos processos seletivos de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servir como critério de seleção em diversas instituições públicas e privadas.
Desde 2025, o exame também voltou a permitir a certificação de conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais que atinjam a pontuação mínima exigida nas provas e na redação. As notas ainda podem ser utilizadas em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
Com informações da Agência Brasil
Internet fibra no interior de Sergipe
Plano 300 Mega da ITnet — velocidade de verdade para sua casa.













