Energisa realiza retirada de cabos clandestinos de internet e telefonia
Desde agosto, empresas têm sido notificadas para regularização de situação na Coroa do Meio. Mais de duas toneladas de cabos e fios já foram retiradas

A Energisa Sergipe realiza, nesta sexta-feira, 28, mais uma operação de retirada de cabos irregulares no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. A ação visa remover fios de telecomunicações que estavam sendo utilizados de maneira irregular por empresas, sem cumprir normas de segurança e organização, apesar de notificações prévias.
As retiradas começaram em novembro de 2024, após o término do prazo para que as empresas regularizassem a situação dos cabos, como determinado em acordo com o Ministério Público Estadual (MP/SE). O objetivo é garantir mais segurança à população, corrigindo o uso indevido de postes e a presença de fios caídos ou em desuso.
A Energisa já retirou mais de duas toneladas de cabos desde o início da fiscalização. As empresas de telecomunicações são responsáveis por manter os cabos dentro das normas técnicas exigidas pela Anatel e Aneel, garantindo a segurança e identificação dos fios. Em 2024, a distribuidora emitiu mais de 12 mil notificações, com 322 notificações só no primeiro trimestre de 2025.
Além das ações de fiscalização, a Energisa realizou workshops para orientar as empresas sobre suas responsabilidades em relação à manutenção dos cabos.
Com informações da Energisa
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.