Itabaianense Jandyson Machado participa de lançamento do observatório sobre drogas e apresenta projeto de pesquisa em Brasília
Entre os projetos aprovados, o professor Jandyson Machado não apenas participou, mas também apresentou sua pesquisa, que tem como foco a análise e detecção de novas substâncias psicoativas em diferentes regiões do nordeste.

O itabaianense, Jandyson Machado Santos, doutor em Química, professor e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), esteve em Brasília nos dias 26 e 27 para participar do lançamento da plataforma Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), realizado no Palácio da Justiça, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
No dia 27, foi realizado o Seminário Marco Zero do PROCAD - Políticas sobre Drogas, que deu início a 10 projetos selecionados a nível federal para integrar conhecimento, produzir dados e ampliar a compreensão sobre as drogas ilícitas no Brasil. Entre os projetos aprovados, o professor Jandyson Machado não apenas participou, mas também apresentou sua pesquisa, que tem como foco a análise e detecção de novas substâncias psicoativas em diferentes regiões do nordeste.
O projeto propõe a criação de uma rede de cooperação técnico-científica para monitoramento dessas novas substâncias no Nordeste, reunindo pesquisadores de diversas instituições federais e estaduais. O estudo vai ser fundamental para desenvolver conhecimento para a saúde pública e segurança do país, pois contribui para a identificação precoce de novas drogas e seus impactos, auxiliando na formulação de políticas públicas eficazes.
A presença de um itabaianense liderando uma pesquisa tão relevante no cenário nacional reforça a qualidade dos pesquisadores sergipanos e destaca a importância da ciência na construção de um Brasil mais seguro e informado.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.