Portal Itnet

Itabaiana lidera índice de infestação do Aedes aegypti em Sergipe

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Itabaiana lidera índice de infestação do Aedes aegypti em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (26), o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. O estudo aponta Itabaiana como o município com maior índice de infestação do estado, registrando 5,1, classificação de alto risco. Simão Dias, com 4,3, também aparece na faixa crítica.

Ao todo, o levantamento identificou dois municípios com alto risco, 34 com médio risco, 37 com baixo risco e dois que não realizaram o LIRAa.

O índice é considerado baixo quando varia de 0 a 0,9; médio, entre 1,0 e 3,9; e alto quando ultrapassa 4,0. Em Itabaiana, o resultado reforça o alerta para intensificação das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o LIRAa é essencial para direcionar as ações de controle. Ela destacou que Itabaiana e Simão Dias historicamente apresentam índices elevados, mas já estão adotando medidas para reduzir a infestação e evitar o aumento de casos das doenças.

O LIRAa é uma ferramenta utilizada para identificar focos do mosquito e áreas com maior risco, orientando atividades como visitas domiciliares, ações educativas e intervenções da vigilância em saúde.

A SES reforça que a participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. O mosquito se prolifera em água parada, por isso é necessário eliminar recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água destampadas e reservatórios descobertos.

As doenças transmitidas pelo mosquito podem causar dor de cabeça intensa, cansaço, dores musculares, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar sintomas, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e evitar a automedicação, especialmente com anti-inflamatórios.

Por Redação


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você