Portal Itnet

Itabaiana: Projeto sobre nomeação de diretores é retirado após diálogo com o Sintese

O encontro ocorreu um dia após a entrada do Projeto de Lei nº 06/2025 na Câmara de Vereadores

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Itabaiana: Projeto sobre nomeação de diretores é retirado após diálogo com o Sintese

A Prefeitura de Itabaiana anunciou, nesta quarta-feira (7), um conjunto de medidas voltadas à valorização dos profissionais da educação e à condução de processos para escolha de diretores escolares na rede municipal. As decisões foram tomadas após reunião entre representantes do poder público e do Sintese, sindicato que representa os trabalhadores em educação de Sergipe.

O encontro ocorreu um dia após a entrada do Projeto de Lei nº 06/2025 na Câmara de Vereadores, que propunha uma mudança na legislação vigente para permitir a nomeação de professores contratados para cargos de direção nas escolas. A proposta gerou reação imediata da categoria, que compareceu em grande número à sessão legislativa desta  última terça -feira. A votação do projeto foi suspensa.

Participaram da reunião o prefeito Valmir de Francisquinho, representando o Sintese, Rita de Cássia, o secretário municipal de Educação, professor Éder, o vereador Roosevelt Santana (líder do governo na Câmara), entre outras autoridades. Na ocasião, ficou acordado que o PL 06/2025 não será colocado em pauta e que o município seguirá as regras atuais da gestão democrática.

Segundo o que foi definido, a Prefeitura lançará um edital para escolha de diretores escolares exclusivamente para unidades que estejam atualmente sem gestão. O processo dará prioridade a professores concursados. Caso não haja interessados, a indicação poderá recair sobre professores contratados ou vinculados a Processo Seletivo Simplificado (PSS), conforme previsto em casos excepcionais.

Além disso, foi anunciado que, ainda neste mês de maio, será efetuado o pagamento do retroativo do piso nacional do magistério, correspondente à diferença entre o valor pago e o devido aos professores da rede.

A sessão legislativa de terça-feira (6), onde o projeto deveria ser discutido inicialmente, foi suspensa em razão do falecimento de José Bispo, pai do ex-vice-prefeito de Itabaiana, José Américo.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você