Mais de 19 mil já foram ressarcidos em Sergipe por descontos no INSS; veja como solicitar

Aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos nos benefícios do INSS têm direito a receber os valores de volta — e muitos ainda não fizeram a solicitação. Em Sergipe, quase 20 mil pessoas já foram ressarcidas, mas milhares ainda podem aderir ao acordo firmado entre o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), que garante o pagamento com correção monetária pela inflação.
Ao todo, 19.759 pessoas em Sergipe já foram indenizadas, o que representa 64,70% do total de 30.551 beneficiários identificados como vítimas da prática irregular no estado. Os pagamentos realizados até o momento somam R$ 11,3 milhões, segundo o Ministério da Previdência Social.
O procedimento para pedir o ressarcimento é simples, gratuito e pode ser feito sem sair de casa. Quem preferir, também pode comparecer a uma agência dos Correios.
Quem pode aderir ao acordo
Estão aptos a pedir o ressarcimento:
- Quem sofreu descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025;
- Beneficiários que contestaram o desconto e não receberam resposta da associação ou entidade em até 15 dias úteis;
- Pessoas que têm ação judicial em andamento, desde que ainda não tenham recebido os valores.
Mesmo quem ainda não contestou os descontos pode fazer isso. A data limite para entrar com a contestação é 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo continuará disponível após esse prazo.
Como pedir o ressarcimento pelo Meu INSS
Veja o passo a passo para quem quiser fazer a solicitação online:
- Acesse o aplicativo Meu INSS (ou o site) com seu CPF e senha;
- Vá até a opção “Consultar Pedidos”;
- Clique em “Cumprir Exigência”;
- Role a tela até o final e leia o último comentário;
- No campo “Aceito receber”, selecione a opção “Sim”;
- Clique em “Enviar” e pronto — agora é só aguardar o pagamento.
Não é necessário anexar documentos nem comparecer a nenhuma agência, a menos que você prefira fazer o processo presencialmente.
Segundo o Governo Federal, os valores são depositados na mesma conta onde o segurado já recebe seu benefício mensal, com correção pela inflação. Em Sergipe, a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas sejam indenizadas, com um total superior a R$ 17 milhões devolvidos aos beneficiários prejudicados.
Com informações do Governo Federal
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.