Portal Itnet

Provedores de Internet e TI criam mais de 4 mil empregos em Sergipe, com Aracaju na liderança

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Provedores de Internet e TI criam mais de 4 mil empregos em Sergipe, com Aracaju na liderança

Sergipe vive um crescimento significativo na geração de empregos, com um aumento de 26,8% no saldo de vagas formais entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com o Novo CAGED. Um dos principais responsáveis por essa expansão são os provedores de internet, especialmente as micro e pequenas empresas (MPEs), que têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico local.

Atualmente, o estado conta com mais de 250 provedores legalmente estabelecidos, muitos com forte presença no interior. Em janeiro de 2024, Sergipe ocupou a 3ª posição no Nordeste em saldo de empregos gerados por MPEs, com 908 novas vagas, sendo o setor de serviços o principal responsável pela liderança no ranking.

Até março de 2025, os setores de Telecomunicações e Tecnologia da Informação (TI) registraram 4.331 empregos formais no estado — e mais de 90% dessas vagas são geradas por provedores locais e sergipanos, consolidando a força e a relevância regional desse segmento. Aracaju concentra 2.273 desses postos, mas o impacto já avança rumo ao interior com a interiorização da conectividade.

No entanto, o setor enfrenta desafios como a escassez de profissionais qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Estima-se que o Brasil precisará de 34,6 mil novos trabalhadores em telecom até 2025, mas o déficit de formação técnica ainda é uma barreira. Esse cenário, porém, representa uma oportunidade de criação de novos postos de trabalho por meio de programas de capacitação e incentivos à formação profissional.

Além de gerar empregos, os provedores locais têm um papel crucial na inclusão digital, expandindo redes de fibra óptica para áreas periféricas e municípios menores, muitas vezes ignorados pelas grandes operadoras. Esse trabalho contribui para reduzir as desigualdades regionais e ampliar o acesso a serviços digitais essenciais, como educação, saúde e oportunidades de negócios online.

Com investimentos contínuos em infraestrutura e a digitalização crescente em todos os setores, o futuro de Sergipe promete ser ainda mais conectado, com mais empregos e desenvolvimento econômico.

Por Christian Silva


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você