Portal Itnet

Ainda não sacou o Abono? Veja onde retirar e quem pode receber

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Ainda não sacou o Abono? Veja onde retirar e quem pode receber

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) segue pagando o Abono Salarial até 29 de dezembro para 152.444 trabalhadores que ainda não sacaram o benefício. Ao todo, ainda restam mais de R$ 156,5 milhões disponíveis para retirada. Os valores podem ser sacados desde 15 de novembro nas agências da Caixa Econômica Federal (para quem recebe PIS) e do Banco do Brasil (para quem recebe PASEP), seguindo o calendário válido até o fim de 2025. A consulta ao benefício pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal GOV.BR.

No calendário de 2025, foram identificados 26,47 milhões de trabalhadores com direito ao Abono Salarial referente ao ano-base 2023 e à revisão dos cinco anos anteriores. Desses, mais de 26,3 milhões já receberam o benefício — o que representa uma cobertura de 99,42% e um total de R$ 30,6 bilhões pagos.

O MTE informa ainda que, para os trabalhadores que solicitaram revisão do Abono por meio de recurso administrativo, os pagamentos continuarão sendo liberados todo dia 15, ou no primeiro dia útil seguinte, até o fim do ano.

Quem tem direito

O Abono Salarial é destinado ao trabalhador que cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos de média mensal no ano-base 2023;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2023, com carteira assinada;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador no eSocial.

Como receber – PIS (Caixa Econômica Federal)

Os trabalhadores com direito ao PIS recebem o valor automaticamente na conta da Caixa, seja corrente, poupança ou Conta Digital. Quem não tem conta na Caixa pode sacar nas lotéricas, agências, autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui ou pelo aplicativo Caixa Tem, onde o banco abre automaticamente uma poupança social digital.

Como receber – PASEP (Banco do Brasil)

Servidores públicos com direito ao PASEP recebem prioritariamente por crédito em conta no Banco do Brasil, transferência via TED ou PIX. Quem não é correntista e não possui PIX deve ir a uma agência do BB para receber presencialmente.

Dúvidas e orientações adicionais podem ser solicitadas pelo telefone 158 ou nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.


Você pode consultar o calendário completo de pagamento aqui.





Com informações da Agência Gov e MTE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você