Mutirão remove cabos clandestinos no Centro de Aracaju

A segunda-feira começou com um grande mutirão de limpeza e regularização no Calçadão das Laranjeiras, no Centro de Aracaju. Cabos irregulares de telefonia e internet instalados de forma clandestina começaram a ser removidos em uma ação conduzida pela Energisa, com apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Guarda Municipal. A iniciativa faz parte de um cronograma elaborado em parceria com o Ministério Público Estadual.
A promotora de Defesa do Consumidor, Euza Missano, destacou que a operação não se limita à retirada dos fios, mas também busca coibir novas instalações ilegais.
“É muito importante que essas empresas clandestinas entendam que não devem voltar a cabear. Vamos realizar audiência com presença da Delegacia de Defesa do Consumidor para tratar sobre a possibilidade de responsabilização criminal. Esse tipo de ação não só prejudica o visual da cidade, como também compromete a segurança”, alertou.
Segundo a Energisa, o mutirão já retirou mais de 16 toneladas de cabos desordenados e fora dos padrões técnicos em Sergipe ao longo de 2025. A concessionária afirma que diversas empresas de telecomunicações e provedores de internet que possuem contratos ativos foram notificadas ao longo dos meses de abril, setembro e início de novembro para regularizar suas instalações.
Como parte das ações de transparência, a empresa também lançará uma ferramenta online que permitirá ao cliente identificar quais provedores estão regularizados para operar na sua região.
“Essa pesquisa possibilita saber quais empresas estão em conformidade contratual com a Energisa, autorizadas a utilizar nossa infraestrutura para instalar seus cabos. É fundamental que mantenham seus cadastros atualizados, garantindo que toda a rede esteja devidamente registrada e regularizada”, explicou o gerente Thyago Tanouss.
A operação deve continuar nos próximos dias, avançando por outras áreas com altos índices de fiação irregular na capital. Autoridades reforçam que o objetivo é melhorar o ordenamento urbano e aumentar a segurança elétrica para moradores, comerciantes e pedestres.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
