Enem 2025: prazo para pedir reaplicação já está aberto; veja quem pode solicitar

Candidatos do Enem que não conseguiram realizar um ou os dois dias de provas por causa de problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas têm até as 12h da próxima sexta-feira (21) para pedir a reaplicação do exame. O prazo foi aberto nesta segunda-feira (17) e segue o horário de Brasília.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reaplicação ocorrerá somente uma vez, nos dias 16 e 17 de dezembro. O órgão reforça que todos os participantes que se sentirem prejudicados por situações como falta de energia ou outros fatores externos têm direito a solicitar nova data de prova.
O pedido deve ser feito na Página do Participante, com login Gov.br. Para análise, é obrigatório anexar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência e contenha a data referente ao dia perdido do Enem 2025.
Entre os casos garantidos estão os de cidades atingidas por desastres naturais. O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde as provas foram suspensas após um tornado destruir cerca de 90% do município no dia 7 de novembro, segundo a Defesa Civil.
O edital também prevê reaplicação para participantes afetados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas nos dias de prova. Entre as enfermidades listadas estão tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, monkeypox, influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, catapora e covid-19.
São considerados problemas logísticos situações que comprometam a realização do exame, como desastres naturais que danifiquem a estrutura do local ou falta de energia que impeça a visibilidade das provas.
Cada solicitação será avaliada individualmente pelo Inep, e somente após a aprovação do documento o participante terá direito à reaplicação. O candidato fará apenas o dia de prova que não conseguiu realizar.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
