Anvisa aprova vacina contra dengue do Butantan; aplicação pelo SUS começa em 2026
Butantan-DV é o primeiro imunizante contra dengue do mundo a ser aplicado em dose única.

O Brasil registrou um marco na prevenção da dengue: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que deve começar a ser aplicada gratuitamente pelo SUS a partir de 2026. Segundo o instituto, já há 1 milhão de doses prontas para distribuição, com a expectativa de atingir mais de 30 milhões de unidades até meados do próximo ano.
A Butantan-DV é o primeiro imunizante contra dengue no mundo que requer apenas uma dose e utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, a mesma de vacinas já consagradas, como a tríplice viral, febre amarela e poliomielite. A Anvisa aprovou seu uso para pessoas entre 12 e 59 anos, e o público-alvo poderá ser ampliado futuramente conforme novos estudos.
De acordo com os resultados publicados na The Lancet Infectious Diseases, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves ou com sinais de alarme. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que destacou a importância da parceria entre o SUS e o Instituto Butantan na consolidação da ciência brasileira.
A inclusão da Butantan-DV no Programa Nacional de Imunizações (PNI) será discutida nesta quinta-feira, 27, na Comissão Tripartite, composta por secretários estaduais e municipais de saúde. O objetivo é que a aplicação da vacina comece já no início do calendário vacinal de 2026.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
