Audiência de instrução da Operação Safra 171 acontece hoje em Itabaiana

O Fórum Maurício Graccho Cardoso, em Itabaiana, sedia nesta quinta-feira, 27, a audiência de instrução e julgamento dos envolvidos na Operação Safra 171, ação policial que desarticulou uma associação criminosa especializada em golpes financeiros sofisticados.
O esquema criminoso movimentou mais de R$ 14,8 milhões entre junho de 2022 e setembro de 2024 e consistia na promessa de lucros elevados em investimentos fictícios no plantio de milho e na bolsa de valores, utilizando documentos falsos, manipulação psicológica das vítimas e menções indevidas a autoridades e figuras públicas para dar credibilidade aos golpes.
Entre os investigados estão Karol Santos e Josebeque Santana, apontados, de acordo com as investigações da Polícia Civil, como responsáveis por grande parte das operações fraudulentas e pelas manobras de lavagem de dinheiro. Ambos mantinham padrão de vida incompatível com suas rendas formais, com veículos de luxo, imóveis e outros bens adquiridos com recursos desviados das vítimas.
Durante as investigações, foram cumpridos 12 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, medidas cautelares, buscas e apreensões, além do sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias. Entre os materiais apreendidos estavam veículos de luxo, aparelhos eletrônicos e vasta documentação financeira, que permitiu mapear a movimentação de recursos e identificar outros núcleos da operação.
A audiência de hoje é um passo fundamental no processo judicial, em que serão ouvidas as partes, testemunhas e analisadas as provas reunidas pela polícia e pelo Ministério Público Estadual.
A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa que tenha sido vítima de esquema semelhante procure a Delegacia Regional de Itabaiana para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
