Árvores no espaço urbano: Muito além de uma simples ornamentação.
Matéria enviada por Danilo Moura em 31/12/2010 ás 15:33:12
Quem nunca caminhou nas sombras projetadas por árvores em dias de verão? Quem alguma vez já se questionou da importância das mesmas numa cidade? Por acaso, serviriam apenas de “guarda-sol”? Serviriam também para ornamentar ruas e avenidas? Na verdade, a história é um pouco mais longa (...)
A arborização urbana é fundamental. É bem verdade que as árvores embelezam as cidades. Mas, do ponto de vista ecológico elas contribuem para a melhoria do ambiente urbano. Como seres fotossintetizantes, elas agem na purificação do ar ao reciclar certos tipos de gases. Cada árvore também ajuda numa maior infiltração da água no solo o que pode acabar abastecendo um lençol subterrâneo. De forma geral, podemos dizer que elas ajudam no balanço hídrico local.
Caro leitor, engana-se aquele que acha a arborização urbana desnecessária ou é indiferente ao tema. Saiba que as árvores agem como obstáculos para o vento, reduzindo a velocidade do mesmo; acabam amortecendo os diversos ruídos comuns nas cidades, além de garantir a sobrevivência de várias espécies o que sustenta toda uma cadeia alimentar. (...)
E a arborização não pode trazer problemas?Em caso de manejo inadequado, sim. È comum, por exemplo, encontrarmos árvores podadas drasticamente, na maioria das vezes, para evitar o contato destas com postes, muros, entre outros obstáculos. O porte das árvores a ser escolhido, é um dos aspectos mais importantes ao se pensar em arborizar um local. Nesse caso, tamanho é documento!
Observando Itabaiana, notei que o centro é bastante arborizado. As praças e avenidas principais possuem uma grande quantidade de árvores. No entanto, é bem verdade que algumas praças, aquelas mais afastadas do centro ainda possuem apenas gramado e pequenas plantas.
Quero “plantar” em você, leitor, a capacidade de reconhecer a importância da conservação das árvores para a qualidade de vida num ambiente urbano.
DIVULGUE ESSA IDÉIA.
Professor Danilo Moura, graduado em Biologia/ UFS, Itabaiana-SE
(Blog: www.formandocomciencias.zip.net)












