Conta de luz ficará mais barata em dezembro com bandeira amarela

A conta de luz ficará mais barata em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na última sexta-feira, 28, que a bandeira tarifária vai mudar de vermelha patamar 1 para amarela. Com isso, o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos e passa a pagar R$ 1,885.
A mudança acontece por causa do início do período chuvoso. A previsão de chuvas para dezembro é maior do que a registrada em novembro na maior parte do país, embora ainda fique abaixo da média histórica para este mês. Com mais água nos reservatórios, a geração de energia se torna mais favorável, permitindo a redução da bandeira. Mesmo assim, o uso de usinas termelétricas continua sendo necessário para garantir que a energia chegue a todos.
A ANEEL lembra que a energia solar, apesar de crescer, não é contínua, principalmente à noite e nos horários de maior consumo.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias mostra o custo real da energia elétrica. Ele considera fatores como a água disponível nos reservatórios, o uso de fontes renováveis e a necessidade de ligar usinas termelétricas.
A agência reforça ainda a importância de usar a energia de forma consciente, evitando desperdícios e ajudando a manter o setor elétrico sustentável.
Com informações da Agência Gov
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
