Portal Itnet

CPNU 2: locais de prova serão divulgados nesta segunda (22)

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
CPNU 2: locais de prova serão divulgados nesta segunda (22)

Os candidatos inscritos na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) poderão acessar, a partir das 18h desta segunda-feira, 22 de setembro, o cartão de confirmação de inscrição com informações detalhadas sobre a aplicação das provas. O documento estará disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, pelo link: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.

O cartão reúne dados como número de inscrição, data, horário e local de prova, além de indicar se o candidato tem direito a atendimento especializado ou uso de nome social. Embora não seja obrigatório apresentar o cartão no dia da prova, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os participantes o levem impresso para facilitar a identificação e a localização da sala.

Provas em outubro e dezembro

As provas objetivas do CPNU 2 serão aplicadas no dia 5 de outubro em 228 cidades brasileiras. Já a etapa discursiva está marcada para o dia 7 de dezembro. Os horários variam de acordo com o nível de escolaridade dos cargos.

Para cargos de nível superior, a prova objetiva acontecerá no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, enquanto a prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro, das 13h às 16h.

Candidatos a cargos de nível intermediário também farão provas nesses dois dias, mas com duração menor: a objetiva no dia 5 de outubro, das 13h às 16h30, e a discursiva no dia 7 de dezembro, das 13h às 15h. Em todos os casos, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início das provas.

Mais de 3,6 mil vagas e ações afirmativas

A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos e entidades da administração pública federal. O modelo unificado busca ampliar o acesso ao serviço público de forma igualitária em todo o país, respeitando a diversidade regional.

A maior parte das inscrições está concentrada nas regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436), seguidas por Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733), evidenciando o alcance nacional do concurso.

O CPNU 2 também adota políticas afirmativas e estratégias de promoção da equidade. O edital prevê que, caso haja desequilíbrio na classificação entre homens e mulheres nas provas objetivas, será aplicada uma equiparação de gênero para garantir que ao menos 50% das vagas da segunda etapa sejam ocupadas por mulheres com desempenho suficiente para avançar.

Além disso, há reserva de vagas para grupos historicamente sub-representados: 25% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. O concurso também garante condições especiais para gestantes e lactantes, incluindo tempo adicional para amamentação.




Com informações da Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você