Portal Itnet

Curta-SE 23: Itabaiana recebe o curta mais premiado da edição em exibição gratuita

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Curta-SE 23: Itabaiana recebe o curta mais premiado da edição em exibição gratuita

A 23ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) está chegando ao agreste sergipano no próximo mês, com uma sessão especial marcada para o dia 2 de abril, na Praça Fausto Cardoso, em Itabaiana. A exibição acontecerá às 19h, com entrada gratuita, e contará com a apresentação de dez curtas-metragens premiados, celebrando o talento e a diversidade da sétima arte.

Deyse Rocha, produtora cultural do festival, destaca a importância de levar o Curta-SE além das tradicionais salas de cinema. “Queremos levar os curtas premiados para outros públicos, além da capital, e proporcionar o acesso à cultura para todas as regiões do estado. Será ainda mais especial exibir o curta mais premiado desta edição na cidade natal do seu realizador”, afirma.

Entre os destaques da noite, está o curta ‘Volta seca a favor do vento: Cantigas de Lampião’, dirigido por Marlon Delano, natural de Itabaiana. O filme conquistou cinco prêmios, incluindo Melhor Curta Sergipano pelo júri popular e oficial, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro de Curta Sergipano. Marlon, que também já foi premiado no Curta-SE em 2014, compartilha sua emoção com a trajetória do festival: “Ser premiado dez anos depois pelo júri popular novamente é muito simbólico e me faz reviver aquelas emoções. O Curta-SE foi onde tudo começou para mim.”

O curta-metragem de Marlon retrata a história de Antônio dos Santos, um menino cangaceiro do Bando de Lampião, e suas composições musicais, como “Mulher Rendeira” e “Acorda Maria Bonita”. O filme traz uma abordagem poética sobre a vida do cangaceiro sergipano, que se tornou um dos membros mais conhecidos do bando, sendo preso por várias vezes durante sua juventude.

Além de “Volta seca a favor do vento: Cantigas de Lampião”, o público de Itabaiana poderá conferir outros curtas premiados da 23ª edição do Curta-SE, como “A arte que transforma” (Jr Fontes e Rafael Borges), “3 Porkinhos” (Vivian Rafaelli), “São teus olhos tristes” (Antônio Rafael), “Blind Birds (A snooze songs)” (Werden Tavares), “Imã de geladeira” (Severo D’Acelino), “Muos 3 - Alive A.C. Episódio 1 - (Mais um ordinário dia)” (Ravi Anyore), “Cordas” (Juliana Campos), “Fantasma Neon” (Leonardo Marinelli) e “A sua imagem na minha caixa de correio” (Silvino Mendonça).



Curta-SE 

Este ano, a edição do maior e mais tradicional festival de cinema promovido em Sergipe, o Curta-SE, foi realizada de 11 a 15 de janeiro, em Aracaju (SE), oferecendo mostras informativas e competitivas, além de oficina de Animação 2D para séries e filmes e apresentação musical. O Curta-SE 23 é uma produção da AVBR Produções e acontece através do edital da Lei Paulo Gustavo 006/2023, Tarcísio Duarte/Audiovisual, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Governo do Estado de Sergipe e Governo Federal.









 


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você