Dia E leva mutirão de saúde a hospitais universitários de Sergipe neste sábado

Hoje, sábado (13), os hospitais universitários da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju (HU-UFS) e em Lagarto (HUL-UFS) participam do Dia E, ação do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. O mutirão acontece simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh em todo o país, oferecendo cirurgias eletivas, consultas, exames e procedimentos terapêuticos.
Em Sergipe, a expectativa é realizar mais de 1.700 atendimentos, beneficiando pacientes que aguardam na fila do SUS. A ação envolve equipes multiprofissionais, residentes e estudantes, reforçando o compromisso com atendimento humanizado e formação prática dos profissionais de saúde.
Flávia Janólio, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, afirmou: “Este mutirão representa um momento importante para a assistência à saúde em Sergipe. Estamos ampliando o acesso da população a procedimentos especializados e contribuindo para a redução de filas do SUS no estado”.
Alexandre Machado, gerente de Atenção à Saúde do HUL-UFS, destacou: “Ao promover simultaneamente em todos os hospitais universitários federais um mutirão de cirurgias eletivas, consultas, exames e procedimentos terapêuticos, a Ebserh demonstra a capacidade de articulação e de resposta da rede em benefício da população que depende do SUS. Essa iniciativa contribui de forma concreta para reduzir as filas de espera e garantir maior acesso a serviços especializados, ampliando a resolutividade da assistência. No HUL, mobilizamos equipes multiprofissionais em um esforço coletivo para atender à comunidade. Para nós, que somos referência em saúde na região Centro-Sul de Sergipe, esta ação tem um significado especial: além de reforçar o compromisso social e acadêmico do hospital, aproxima ainda mais a universidade da população, oferecendo cuidado qualificado e humanizado”.
Ele completou: “O Dia E reafirma a missão do HUL e da Ebserh de unir ensino, pesquisa e assistência em prol de um SUS mais justo e acessível, fortalecendo a rede pública de saúde e trazendo impactos diretos para a vida das pessoas da nossa região”.
No HU-UFS, serão realizados cirurgias digestivas, plásticas, urológicas, ortopédicas e proctológicas; exames de ecografia, tomografia, ressonância e endoscopia; e consultas em diferentes especialidades, incluindo avaliações pré-anestésicas. No HUL-UFS, estão previstas cirurgias da mão, ortopédicas e do aparelho digestivo, exames de tomografia, ecocardiograma e ultrassonografia, além de consultas em ortopedia, endocrinologia e psiquiatria infantil.
O Dia E integra o projeto Ebserh em Ação, que já promoveu 166 mutirões em 2025 em todo o país, envolvendo turnos extras, residentes e estudantes. A iniciativa contribui para reduzir filas e tempo de espera no SUS, além de fortalecer a formação acadêmica e a assistência qualificada nos hospitais universitários federais.
O HU-UFS e o HUL-UFS fazem parte da Rede Ebserh desde 2013 e 2017, respectivamente. Criada em 2011, a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais, oferecendo atendimento pelo SUS, apoiando a formação de profissionais de saúde e promovendo pesquisas e inovação.
Com informações do Ministério da Educação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.