SES confirma circulação da nova variante XFG da Covid em Sergipe

A variante XFG do coronavírus, uma sublinhagem da Ômicron, foi detectada em Sergipe. Quatro casos foram confirmados em testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE). Três das amostras são de Aracaju e uma do município de Nossa Senhora do Socorro.
De acordo com o Lacen, os casos foram identificados após a análise de amostras com alta carga viral enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. A XFG já circula em outras partes do Brasil e possui mutações que podem dificultar levemente a ação dos anticorpos, mas não há evidências de que cause quadros mais graves da doença.
“Essa variante já era esperada aqui no estado”, afirma o superintendente do Lacen, Cliomar Alves. Ele ressalta que, apesar da confirmação, não há motivo para alarme. “Estamos em um período típico de aumento de doenças respiratórias e a vacinação continua sendo eficaz contra formas graves da Covid-19”, completa.
Todos os pacientes com a nova variante apresentaram apenas sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, dor no corpo e tosse. Eles foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a vacinação continua sendo a principal estratégia de proteção contra a doença, especialmente para evitar hospitalizações. A imunização está disponível gratuitamente em todas as UBS dos municípios sergipanos.
O que fazer em caso de sintomas
Em caso de sintomas respiratórios, como febre, tosse ou dores no corpo, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para testagem — que pode ser feita por meio de teste rápido ou RT-PCR. Em caso de resultado positivo, é fundamental adotar medidas de isolamento e usar máscara para evitar a transmissão do vírus.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.