Hospital do Câncer completa um mês com mais de 900 atendimentos e reforço na quimioterapia em Sergipe

O recém-inaugurado Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS) completou, nesta quinta-feira (15), um mês de funcionamento já com impacto direto na assistência oncológica do estado. Gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade iniciou as atividades com o serviço de quimioterapia adulta e, em apenas 30 dias, contabilizou 912 atendimentos. A próxima etapa começa na segunda-feira (19), com o início dos atendimentos ambulatoriais de oncologia clínica.
A chegada do HCS representa um avanço histórico para a saúde pública sergipana. Com a nova unidade, o número de pontos de infusão de quimioterapia adulto ofertados pelo Estado saltou de 24 para 60, o que corresponde a um aumento de 150% em relação à capacidade anteriormente concentrada no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). A proposta do Governo do Estado é transferir, de forma gradual, todos os serviços do Centro de Oncologia do Huse para o novo hospital.
Além da ampliação da capacidade assistencial, o HCS aposta na tecnologia como aliada do cuidado. Segundo a gestora de Apoio Institucional da SES, Catharina Costa, o hospital já nasce com uma estrutura moderna e informatizada. “O Hospital do Câncer surge como um marco de esperança para a população. Iniciamos o funcionamento com a quimioterapia adulta, trazendo também um sistema de informatização que garante mais agilidade, organização logística e prontuário eletrônico, resultando em um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou.
A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, totalizando 230 leitos. Destes, 135 são destinados à internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 de UTI pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, voltados para especialidades como Oncologia Clínica incluindo hematologia e cuidados paliativos, Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
O Hospital do Câncer de Sergipe também dispõe de 20 leitos no setor de Pronto-Socorro, com áreas de estabilização e observação para adultos e crianças. No setor de quimioterapia, são 75 leitos, sendo 60 destinados ao atendimento adulto, 14 ao público pediátrico e um leito de isolamento.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
