Portal Itnet

Mais de 4 mil servidores garantirão a segurança nas eleições sergipanas

Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar já iniciaram atuação preventiva e irão reforçar as ações de segurança pública durante o dia da votação.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Mais de 4 mil servidores garantirão a segurança nas eleições sergipanas

Para garantir a segurança e tranquilidade das Eleições 2024, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe estabeleceu um planejamento operacional que abrange tanto a capital e região metropolitana quanto o interior do estado. Mais de 4 mil servidores, incluindo membros do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Militar, estarão atuando durante o pleito eleitoral. Os detalhes desse planejamento foram apresentados em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 1º.

O tenente-coronel Alisson Cruz explicou que a Polícia Militar, em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estará atuando de forma integrada em 1.220 locais de votação, distribuídos por 29 zonas eleitorais em 75 municípios. Ele destacou que o estado foi dividido em quatro comandos regionais, cada um liderado por um coronel responsável por coordenar e monitorar a segurança nas respectivas áreas.

A corporação também focará em áreas sensíveis, como cartórios eleitorais, locais de votação e apuração de votos, além das vias de acesso a esses locais. O tenente-coronel enfatizou que, nas 72 horas que antecedem o pleito, haverá uma intensificação do trabalho com equipes especializadas.

Atuação da Polícia Civil

A Polícia Civil também estará presente em todos os municípios de Sergipe, com delegados e investigadores preparados para atuar em crimes comuns e eleitorais. A coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, explicou que, enquanto a Polícia Federal apura crimes eleitorais, a Polícia Civil se encarregará das ocorrências nos municípios onde a PF não estiver presente. Antes da eleição, equipes da Polícia Civil farão averiguações relacionadas a denúncias de crimes.

Após a votação, a Polícia Civil estará em plantão até as 8h da segunda-feira seguinte, para atender a possíveis ocorrências relacionadas ao término do pleito.

Ação do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também fará parte do esquema de segurança, com um efetivo de 500 militares atuando em cinco zonas eleitorais, cobrindo 15 municípios. A tenente-coronel Carla Cristina destacou que a corporação estará pronta para intervir em eventuais sinistros e atender a população, além de fornecer primeiros socorros.

Denúncias

Para denúncias de crimes comuns e infrações eleitorais, a SSP orienta que os cidadãos utilizem o Disque-Denúncia (181) e o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp - 190). Para registrar boletins de ocorrência, é possível ir a uma delegacia da Polícia Civil ou usar a Delegacia Virtual na internet.

 

 

 

Com informações da SSP/SE

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você