Portal Itnet

Proposta de PEC para redução da jornada de trabalho alcança assinaturas necessárias e será protocolada

O foco central da PEC é a eliminação da escala de seis dias de trabalho por um de descanso, conhecida como 6x1.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Proposta de PEC para redução da jornada de trabalho alcança assinaturas necessárias e será protocolada

Uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais obteve nesta quarta-feira (13) o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados. A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, declarou que o projeto já conta com cerca de 200 assinaturas, superando as 171 exigidas para a abertura oficial da tramitação.

O foco central da PEC é a eliminação da escala de seis dias de trabalho por um de descanso, conhecida como 6x1. A proposta visa, assim, estabelecer um modelo em que o trabalhador teria três dias de folga, incluindo o fim de semana, proporcionando mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

O Caminho da PEC na Câmara e no Senado

O processo de tramitação de uma PEC é complexo e longo. Após alcançar os apoios necessários, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, responsável por verificar a admissibilidade da emenda sem alterações no mérito do texto. Caso aprovada pela CCJ, o projeto segue para uma comissão especial, onde será discutido seu conteúdo e possíveis modificações. Essa etapa pode durar até 40 sessões do plenário.

Se a comissão especial não concluir o parecer nesse período, o presidente da Câmara poderá submeter a PEC diretamente ao plenário, onde será necessário o apoio de ao menos 308 deputados em dois turnos de votação.

Aprovada na Câmara, a proposta seguirá para o Senado, onde passará por nova votação e precisará obter ao menos 49 votos favoráveis para avançar. Com a aprovação nas duas Casas, a PEC será promulgada pelo Congresso, incluindo o texto na Constituição Federal.

A proposta, que tem ganhado ampla visibilidade nas redes sociais, reflete uma tendência de debates sobre melhores condições de trabalho e maior flexibilidade de jornada no Brasil, acompanhando movimentos globais em prol de equilíbrio entre vida pessoal e laboral.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você