Portal Itnet

Vírus que rouba dados bancários via WhatsApp Web acende alerta no TJSE

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Vírus que rouba dados bancários via WhatsApp Web acende alerta no TJSE

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Seteci), emitiu um alerta urgente a magistrados e servidores sobre uma nova ameaça cibernética em circulação no Brasil. O vírus, identificado como Sorvepotel, tem como principal via de disseminação o WhatsApp Web e é projetado para roubar informações financeiras sensíveis, como dados de acesso a contas bancárias e plataformas de criptomoedas.

Segundo a Seteci, o ataque se aproveita de momentos de distração do usuário, geralmente ao interagir com mensagens no WhatsApp, embora também possa ocorrer por e-mail. A praga digital se instala silenciosamente no sistema e passa a monitorar e capturar credenciais de bancos e corretoras.

Como forma de prevenção, o TJSE reforça que todas as comunicações institucionais devem ser realizadas exclusivamente pelos canais oficiais e seguros: o Microsoft Teams e o e-mail corporativo. Qualquer comportamento suspeito ou dúvida relacionada à segurança digital deve ser imediatamente reportado à equipe técnica, pelo e-mail: seginfo@tjse.jus.br.

A Seteci também alerta para as consequências da infecção por vírus como o Sorvepotel. Em casos anteriores, a única medida eficaz foi a formatação completa das máquinas atingidas, resultando em perda de produtividade e longas paralisações das estações de trabalho.

Para mais orientações e informações detalhadas sobre como se proteger, o Tribunal disponibilizou um vídeo informativo no site institucional: www.tjse.jus.br.




Com informações do TJSE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você