Fies 2025: Prazo final para cadastro de vagas remanescentes termina nesta segunda-feira, 7
MEC divulgará em breve regras para inscrição dos estudantes

As instituições de ensino superior privadas têm até as 23h59 de segunda-feira, 7 de abril, para informar ao Ministério da Educação (MEC) sobre sua participação na edição do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com a oferta de vagas remanescentes.
O Fies é um programa do MEC que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo principal do programa é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Como as instituições devem informar as vagas
As informações relativas ao Fies 2025, referente ao primeiro semestre, devem ser preenchidas pelas instituições de ensino superior exclusivamente no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo denominado FiesOferta. Para realizar o cadastro, é necessário que a instituição tenha um acesso no "Login Único" do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
As faculdades deverão preencher as seguintes informações sobre cada curso a ser ofertado: números de vagas; turno; local de oferta; valores das semestralidades.
Além disso, o termo de participação deve ser assinado eletronicamente pelo representante legal da instituição mantenedora da unidade de ensino, utilizando a assinatura digital disponibilizada no próprio módulo FiesOferta.
Próxima etapa do Fies 2025/1
Na última quarta-feira (2), o MEC anunciou que realizará, ainda neste mês, uma nova etapa do Fies 2025/1 para ofertar vagas remanescentes da edição de 2025. A divulgação de um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes será feita em breve, assim que as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas forem concluídas até o dia 7 de abril.
Ofertas de vagas no Fies 2025
Na edição do primeiro semestre de 2025, as universidades privadas de ensino superior ofereceram 67.301 vagas para cursos de graduação. O programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos, cada um podendo se inscrever em até três opções de cursos.
Correções nas informações de participação
De acordo com o cronograma do novo edital do MEC, entre os dias 8 e 11 de abril, as instituições de ensino superior terão a oportunidade de verificar e corrigir as informações fornecidas no documento que formaliza a sua participação nesta edição do Fies.
Divulgação pela instituições
As faculdades privadas também devem divulgar sua participação no processo seletivo do Fies 2025 em suas páginas eletrônicas e fixar a informação em local visível dentro da instituição. A divulgação deve conter o número de vagas remanescentes, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta e a legislação que será publicada posteriormente pelo MEC sobre as vagas remanescentes.
Essa etapa do Fies busca ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, atendendo à demanda de cursos em universidades privadas que tenham se comprometido com a qualidade do ensino.
Fonte: Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.