Filhote de baleia jubarte com aproximadamente 1 tonelada é encontrado morto na Praia da Caueira
A informação foi divulgada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL)
Nessa quarta-feira (9), um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda. A informação foi divulgada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL).
Ainda segundo o Projeto, o animal era recém-nascido, tinha cerca de 4,11 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1 tonelada. Ele foi encontrado encalhado na quarta e, após análises, a morte foi comprovada – e exames foram realizados para identificar mais detalhes da causa.
Na análise, de acordo com equipes do PMP-SEAL, foi observada uma alteração de coloração congesta nos órgãos, devido à posição do animal e a falta de circulação sanguínea. Além disso, o animal apresentava edema espumoso nos pulmões, característica frequentemente encontrada em filhotes de mamíferos marinhos que se afogam.
Biólogos afirmam que os filhotes de baleia jubarte têm grande relação de dependência com suas mães. Assim, alguns casos de afogamento da espécie acontecem quando há a separação.
Foto: PMP-SEAL
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.