Portal Itnet

Mais de 1 milhão de segurados pedem reembolso por descontos não autorizados no INSS

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Mais de 1 milhão de segurados pedem reembolso por descontos não autorizados no INSS

Em apenas dois dias de funcionamento do novo serviço do INSS, mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas já pediram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas nos seus benefícios.

De acordo com o balanço divulgado na última quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 1.051.238 segurados contestaram os valores cobrados. Outros 17.963 confirmaram que autorizaram os descontos. A consulta e a solicitação de reembolso podem ser feitas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

A nova ferramenta permite que o beneficiário veja quanto foi descontado nos últimos anos e informe se autorizou ou não os lançamentos. A partir dessa informação, é aberto um processo para que o valor, se indevido, seja devolvido.

Quase 9 milhões de pessoas notificadas

Desde a última terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas começaram a ser notificados sobre possíveis descontos feitos por 41 entidades associativas, muitas vezes sem autorização. Agora, é possível ver o nome da entidade responsável por cada desconto, diretamente no aplicativo Meu INSS, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas.

Mais de 4,3 milhões de pessoas já acessaram a plataforma para verificar os lançamentos.

Casos sob investigação

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal investigam suspeitas de fraudes cometidas por organizações criminosas, que estariam vinculando segurados a entidades sem o conhecimento ou consentimento deles, com o objetivo de aplicar descontos irregulares nos benefícios.

As entidades contestadas deverão apresentar, em até 15 dias úteis, documentos que provem que o desconto foi autorizado pelo beneficiário. Caso contrário, terão de devolver os valores, que serão encaminhados ao Tesouro Nacional e, posteriormente, repassados ao aposentado ou pensionista.

INSS alerta para golpes

O INSS reforçou que não entra em contato com segurados por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar desses descontos. Todas as informações são comunicadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelos canais oficiais do órgão.

A orientação é clara: não clique em links suspeitos, não forneça dados pessoais por telefone e desconfie de qualquer contato que não seja pelos canais oficiais. Em caso de dúvida, o número de atendimento é 135.




Com informações da Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você