Portal Itnet

Museu da Gente celebra cultura popular com oficinas, exposição e vivência em Japaratuba

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Museu da Gente celebra cultura popular com oficinas, exposição e vivência em Japaratuba

Agosto é tempo de reverenciar o que pulsa nas raízes do povo sergipano: a cultura popular. Para celebrar esse patrimônio vivo, o Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana, preparou uma programação especial até o dia 24 de agosto, reunindo atividades educativas, exposição interativa, lançamento de livro e o projeto de vivência cultural Arrudiar.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar as manifestações que fazem parte da identidade de Sergipe, especialmente em torno do dia 22 de agosto, quando se comemora o Dia do Folclore.

Oficinas para estudantes e exposição interativa movimentam o museu

A partir desta terça-feira (19), até a sexta-feira (22), o museu promove a ação educativa “A Data da Semana: 22 de agosto – Dia da Cultura Popular”. Durante esse período, escolas agendadas poderão participar das oficinas “Cultura na Palma da Mão”, que acontecem em cinco horários ao longo do dia: 9h, 10h, 11h, 14h e 14h30.

Outro destaque da programação é a exposição “Cores da Gente – Imersão e Emoção”, que permanece em cartaz até o dia 24 de agosto no estacionamento do museu. Interativa e sensorial, a mostra propõe uma viagem pela história das artes plásticas em Sergipe por meio de uma linha do tempo tecnológica, apresentando obras de 20 artistas sergipanos já falecidos. A exposição é fruto de parceria entre o Instituto Banese e a Energisa.

As visitas podem ser feitas entre 10h e 15h, com última entrada às 14h40.

Lançamento de livro e roda de conversa marcam o Dia do Folclore

No próprio Dia do Folclore, 22 de agosto (sexta-feira), o museu realiza um evento especial a partir das 14h, reunindo literatura, música e troca de saberes. Na ocasião, será lançado o livro “Monumentos da Cultura Sergipana”, da escritora Izabel Nascimento, com projeto gráfico assinado por Germana Araújo. A programação inclui ainda roda de conversa, recital poético e apresentação do tradicional grupo Pífano de Pife.

As atividades acontecerão no Auditório Cândido de Faria e no átrio do museu, abertas ao público em geral e a escolas previamente agendadas.

Projeto Arrudiar leva o público a vivenciar a cultura de Japaratuba

Fechando a programação com chave de ouro, o Instituto Banese realiza mais uma edição do Projeto Arrudiar, que neste ano acontece no sábado, 24 de agosto, com uma experiência imersiva no município de Japaratuba. Com o tema “No mundo de Bispo: cultura popular e tradição”, a ação propõe um mergulho na história e nas expressões culturais da terra natal de Arthur Bispo do Rosário — artista sergipano reconhecido internacionalmente por sua obra simbólica e por sua trajetória ligada à luta antimanicomial.

O roteiro inclui visitas à estátua do artista, à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e à Praça Padre Caio Tavares, além de vivências com brincantes da cultura popular local, oficina de cabacinhas (tradição passada de geração em geração na cidade) e apresentações folclóricas.

A saída será às 8h do Museu da Gente Sergipana e o retorno está previsto para as 14h. As inscrições para o Arrudiar abrem nesta terça-feira (19), às 15h, na plataforma Sympla. O valor de R$ 40 inclui transporte, almoço, mediação cultural com o professor Osvaldo Neto e acompanhamento do guia de turismo Thárcio Vieira. A atividade é voltada para maiores de 18 anos.





Com informações do Museu da Gente Sergipana


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você