Portal Itnet

Prefeito de Aracaju sanciona lei que implanta câmeras corporais na Guarda Municipal

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Prefeito de Aracaju sanciona lei que implanta câmeras corporais na Guarda Municipal

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou nesta sexta-feira, 27, a Lei nº 6.116/2024, que institui a utilização de câmeras corporais nos uniformes dos agentes da Guarda Municipal (GMA). A medida visa reforçar a transparência e a legitimidade das ações dos guardiões, ao mesmo tempo que protege os direitos dos cidadãos e assegura o controle externo das atividades da corporação.

A lei, que tem como autora a vereadora Professora Sônia Meire, foi sancionada em uma cerimônia acompanhada pela parlamentar. Sônia Meire destacou a relevância da implantação dessa tecnologia, que se tornou um tema debatido em todo o Brasil. “A utilização de câmeras de segurança nos fardamentos dos agentes de segurança tem sido uma política de consenso nacional, independente de espectro político. Ela garante tanto a segurança dos profissionais quanto a preservação dos direitos dos cidadãos”, afirmou a vereadora.

A legislação estipula que as câmeras devem ser instaladas nos uniformes dos agentes da GMA e deverão capturar imagens e sons durante todo o expediente, especialmente em abordagens, fiscalizações, operações e outros momentos de interação com o público. Os equipamentos serão gerenciados pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania e os vídeos gravados serão armazenados por um período de um a dois anos, conforme especificações legais.

A vereadora Sônia Meire ressaltou ainda a importância da sanção para o aprimoramento das condições de trabalho da Guarda Municipal, que, embora atue em uma cidade de menor porte, precisa estar cada vez mais equipada para garantir a segurança da população. “É um passo importante para assegurar a transparência nas ações da guarda, além de preservar a integridade física e moral dos agentes e dos cidadãos”, disse.

A nova lei também prevê que os agentes terão o direito de interromper a gravação em momentos de estrita privacidade, como nas refeições ou durante o uso do banheiro, desde que não se trate de uma situação de abordagem ou outra interação com o público.

A medida, além de buscar maior eficiência no controle das atividades da Guarda Municipal, também objetiva aprimorar a prestação de serviço de segurança pública municipal e garantir a integridade das provas coletadas em situações de risco.

Em breve, a GMA iniciará a instalação das câmeras, com prioridade para os agrupamentos especializados da corporação, e todos os agentes deverão ser capacitados para manusear os equipamentos corretamente, assegurando o cumprimento dos protocolos estabelecidos pela lei.

Com informações AAN


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você