Portal Itnet

Whey, café e suplementos: Anvisa determina recolhimento de alimentos com graves irregularidades

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Whey, café e suplementos: Anvisa determina recolhimento de alimentos com graves irregularidades

Produtos alimentícios considerados irregulares foram alvo de uma série de medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta semana. A agência determinou a apreensão, suspensão da venda e da fabricação de cafés e suplementos após identificar problemas graves que colocam em risco a saúde dos consumidores.

Café Câmara é retirado do mercado

Entre os itens vetados está o café torrado e moído das versões extraforte e tradicional da marca Câmara. Todos os lotes foram proibidos após investigações apontarem origem desconhecida do produto. A Anvisa constatou que as empresas listadas nas embalagens como responsáveis pela produção não estão regularizadas.

Além disso, uma análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro, identificou fragmentos semelhantes a vidro em um dos lotes, o de número 160229. Por conta disso, a agência decidiu interditar todas as unidades da marca, independentemente da data de fabricação.

A decisão foi reforçada por uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que confirmou a ausência de informações confiáveis sobre a origem do produto.

Suplementos da Axis Nutrition também são suspensos

Outra ação da Anvisa envolveu a empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, especializada em suplementos alimentares. Todos os produtos da marca foram proibidos de serem fabricados, comercializados, distribuídos ou divulgados.

A decisão veio após uma inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, que identificou uma série de falhas graves nas práticas de produção. Entre os problemas encontrados estão:

  • Ausência de um responsável técnico legalmente habilitado;
  • Falta de controle sobre a qualidade da água usada na produção;
  • Registros de produção incompletos ou inexistentes;
  • Controles ineficientes sobre a presença de alérgenos;
  • Falhas na rastreabilidade dos ingredientes e dos produtos finais;
  • Critérios inadequados para seleção das matérias-primas;
  • Ausência de testes de estabilidade e controle de qualidade nos produtos finais.

Produto da marca Proteus é retirado por irregularidades na rotulagem

A Anvisa também determinou o recolhimento imediato do suplemento Whey Isomix Definition, vendido sob a marca Proteus. A proibição se estende à fabricação, importação, comercialização e uso do produto.

De acordo com a agência, a medida foi motivada por uma denúncia da empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda, que afirmou ser a real responsável pela marca, mas que interrompeu a produção do produto no início de 2024. A Unlimited também informou não ter nenhuma ligação com a empresa Nutrimix A. Suplementos SLU, citada como fabricante em algumas embalagens disponíveis no mercado.

Risco à saúde e canais de denúncia

A Anvisa alertou que o consumo de produtos sem regularização e controle pode oferecer sérios riscos à saúde, por não haver garantias de segurança ou eficácia.

A população é orientada a não consumir nenhum dos produtos mencionados e pode denunciar situações semelhantes por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pelo telefone da Central de Atendimento: 0800 642 9782.





Com informações da Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você