Portal Itnet

Após crise no abastecimento, Mitidieri exige inspeção e auditoria na Deso

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Após crise no abastecimento, Mitidieri exige inspeção e auditoria na Deso

Após reassumir o comando do estado, o governador Fábio Mitidieri foi direto ao ponto: quer respostas rápidas e soluções concretas para evitar novos rompimentos na Adutora do São Francisco, em Capela. Nesta terça-feira (16), ele participou de uma reunião emergencial do Comitê de Crises para acompanhar os impactos do colapso no sistema de abastecimento de água, que deixou cerca de 900 mil pessoas sem fornecimento desde o fim de semana.

Durante o encontro, técnicos apresentaram um raio-x da situação e relataram as ações já realizadas para restabelecer o serviço. Mitidieri exigiu um pente-fino geral nas estruturas e cobrou responsabilização:

“Determinei que fosse feita uma inspeção em todas as linhas de adutoras, com laudo técnico assinado por engenheiros garantindo a segurança do sistema. Também solicitei uma auditoria externa no serviço de manutenção prestado pela Deso, para termos transparência e apresentar um parecer técnico à sociedade”, afirmou o governador.

Mitidieri ainda apontou que o problema não se resolve apenas com consertos pontuais e defendeu um investimento pesado do governo federal para construção de uma terceira linha da Adutora do São Francisco, como medida definitiva para reforçar a segurança hídrica da Grande Aracaju.

O rompimento mais recente ocorreu neste domingo (14), poucas horas depois da conclusão do reparo de um primeiro vazamento. A sequência de falhas deixou 210 mil residências de Aracaju, além de nove mil na Barra dos Coqueiros e 60 mil em Nossa Senhora do Socorro, sem água desde a última sexta-feira. No total, o desabastecimento afetou cerca de 881 mil pessoas.

De acordo com o governo, o rompimento foi solucionado no fim da tarde desta segunda (15), e o abastecimento vem sendo retomado de forma gradativa nos municípios atingidos.

Por Redação


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você