Portal Itnet

Dois colombianos são presos em Neópolis por atuação em esquema de agiotagem

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Dois colombianos são presos em Neópolis por atuação em esquema de agiotagem

Dois colombianos foram presos em Neópolis após investigações revelarem que estavam envolvidos em um esquema de agiotagem na região. A ação policial, realizada pela Delegacia Regional de Neópolis, faz parte de uma investigação mais ampla sobre crimes contra a economia popular e aconteceu na segunda-feira, 19, sendo divulgada nesta terça-feira, 20.

O delegado Kherton Rafael, à frente da investigação, explicou que os suspeitos foram encontrados com uma quantia significativa em dinheiro e vários cartões de anotação de empréstimos, que foram fundamentais para comprovar a atividade criminosa.

“As anotações demonstraram que os investigados concediam empréstimos financeiros a pessoas, comerciantes e empresários locais que enfrentavam necessidades urgentes. Eles circulavam diariamente pela área, oferecendo dinheiro a juros exorbitantes e fazendo as cobranças pessoalmente”, informou o delegado.

De acordo com as investigações, os juros cobrados pelos suspeitos eram extremamente altos, em torno de 20%, configurando o crime de usura pecuniária, conforme a Lei de Crimes Contra a Economia Popular. Com as evidências reunidas, os dois homens foram presos em flagrante e autuados com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por agiotagem.

A Polícia Civil ainda revelou que os investigados, oriundos de uma cultura onde a agiotagem é comum, se envolveram em práticas ilícitas no Brasil, como concessão de empréstimos com juros abusivos, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra o sistema financeiro.

Dada a gravidade dos crimes e a possível ligação com outras atividades criminosas, o caso será encaminhado à Polícia Federal para continuidade das investigações.

A Polícia Civil pede que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos sejam enviadas através do Disque-Denúncia, pelo telefone 181, assegurando o sigilo do denunciante.

 

 

 

Com informações da SSP/SE

O Grupo  Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você