Portal Itnet

Golpe do WhatsApp faz vítimas em Sergipe e suspeitos são presos em Mato Grosso

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Golpe do WhatsApp faz vítimas em Sergipe e suspeitos são presos em Mato Grosso

Mensagens com um tom familiar, aparentemente inofensivas, foram o ponto de partida para um golpe que enganou diversas pessoas em Mato Grosso. Na  última terça-feira (16), a Polícia Civil deflagrou a Operação Prole Ficta e cumpriu dois mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões na capital, Cuiabá.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) — vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) — revelou um esquema sofisticado de fraude praticada por meio do WhatsApp. Os golpistas se passavam por filhos ou parentes próximos das vítimas, alegando estarem utilizando um novo número.

De acordo com o delegado André Baronto, diretor do Depatri, esse tipo de golpe se baseia na confiança e nos laços afetivos. “O conteúdo da mensagem geralmente envolve contatos informando um suposto número novo de filhos, por exemplo, convencendo as vítimas que se trata justamente do parente, mas, na verdade, se trata de um golpe”, explicou Baronto.

Após conquistar a confiança das vítimas, os criminosos prosseguiam com pedidos de ajuda financeira, alegando emergências como contas a pagar ou outras situações urgentes. “Nessa fase do golpe, os investigados passam a solicitar transferências bancárias ou ainda pagamentos de boletos, em situação de aparente urgência, o que faz com que as vítimas transfiram os valores”, acrescentou o delegado.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e integra os esforços da Polícia Civil de Mato Grosso no combate a crimes digitais, que vêm crescendo nos últimos anos.

Baronto aproveitou para fazer um alerta à população: “Mantenha contato com o número que você já possui em sua agenda, e jamais por esse suposto novo telefone. Orientamos ter esse cuidado para evitar cair nesse tipo de golpe”, orientou o delegado.

A Polícia Civil reforça a importância da denúncia e da verificação de informações antes de realizar qualquer tipo de transferência de dinheiro solicitada via aplicativos de mensagem.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você