Portal Itnet

Governo Federal divulga cartões de resposta do CPNU

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Governo Federal divulga cartões de resposta do CPNU

Nesta terça-feira, 10, o Governo Federal disponibilizou as imagens dos cartões de resposta dos candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também chamado de "Enem dos concursos". 

Para acessar o cartão, os participantes devem entrar na mesma página onde realizaram a inscrição, por meio do link cpnu.cesgranrio.org.br/login. Após o login no portal gov.br, conhecido como "sistema Gov", o candidato poderá visualizar o seu cartão de resposta na Área do Candidato.

O Ministério da Gestão informou que os candidatos terão acesso exclusivamente ao próprio cartão de resposta, permitindo que relembrem as opções preenchidas nas questões de múltipla escolha. A imagem digital da prova discursiva será liberada em 8 de outubro, data em que também serão divulgadas as notas finais da parte de múltipla escolha e as notas preliminares da prova discursiva.

A partir da publicação da nota da prova discursiva, os candidatos terão dois dias para apresentar pedidos de recurso para revisão das notas. Ainda no dia 8 de outubro, os candidatos selecionados serão convocados para enviar títulos, como certificados de pós-graduação, mestrado e doutorado, que podem ajudar na composição final das notas, dependendo do cargo.

Entre outubro e o início de novembro, candidatos concorrendo às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência passarão por procedimentos de verificação. A divulgação do resultado final do CPNU está prevista para o dia 21 de novembro, com a convocação dos aprovados iniciando em janeiro de 2025.

O CPNU centraliza, pela primeira vez, a seleção para 6.640 vagas em 21 órgãos públicos do governo federal, tendo recebido 970 mil candidatos, menos da metade do total de inscritos. A lista de aprovados será organizada por órgão, cargo e especialidade, respeitando a reserva de 20% para candidatos negros, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos da Funai.

A classificação dos candidatos levará em consideração as notas obtidas, além das preferências indicadas durante a inscrição para os cargos e especialidades. A aprovação no cargo de maior preferência elimina o candidato das demais opções, evitando que ele entre na lista de espera para outros cargos.

Este novo modelo de concurso visa otimizar o processo de contratação de servidores públicos em diversos órgãos federais, unificando os procedimentos em uma única prova, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 

Com informações do Governo Federal

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você