Prouni: prazo para comprovar informações da lista de espera termina nesta sexta (5)

Os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, precisam ficar atentos: o prazo para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição termina nesta sexta-feira, 5 de setembro.
A etapa é obrigatória para garantir a bolsa de estudos e deve ser realizada diretamente na instituição de ensino superior privada escolhida pelo candidato, seja de forma presencial ou por envio eletrônico da documentação.
A relação dos candidatos que integram a lista de espera está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni.
Quem pode participar da lista de espera?
A lista contempla os inscritos que não foram selecionados nas chamadas regulares do programa ou que foram reprovados por falta de formação de turma no curso desejado.
O Prouni oferece bolsas de estudo em cursos de graduação de faculdades privadas. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), dependendo da renda familiar do candidato.
Como entregar a documentação
O envio dos documentos pode ser feito presencialmente na própria instituição ou de forma online, conforme as orientações de cada faculdade. Assim que receber a documentação, a instituição deve fornecer um comprovante de entrega, seja impresso ou digital.
O prazo para que as instituições comuniquem se o candidato foi aprovado ou não na etapa de comprovação vai até o dia 12 de setembro. Caso a documentação seja aceita, será emitido o termo de concessão da bolsa.
Se a instituição exigir um processo próprio de seleção, essa informação já deveria ter sido repassada previamente aos candidatos. Importante: nenhuma taxa pode ser cobrada nesse processo.
Mais de 211 mil bolsas ofertadas neste semestre
Nesta edição, o Prouni ofertou 211 mil bolsas de estudo em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Do total, 118 mil bolsas são integrais e 93 mil são parciais.
Entre os cursos com maior número de bolsas ofertadas, estão:
- Administração – 13.774 bolsas (9.275 integrais e 4.499 parciais)
- Direito – 13.152 bolsas
- Pedagogia – 11.339 bolsas
- Educação Física – 8.939 bolsas
- Medicina – 1.159 bolsas (988 integrais e 171 parciais)
Prouni completa 20 anos com mais de 3,5 milhões de beneficiados
Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni completa duas décadas em 2025. O programa foi desenvolvido para ampliar o acesso ao ensino superior de estudantes sem diploma universitário e com baixa renda familiar.
Desde sua criação, mais de 3,5 milhões de estudantes já foram beneficiados com bolsas de estudo. Desses, cerca de 2,5 milhões conquistaram bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade.
Atualmente, 632 mil estudantes estão matriculados com apoio do Prouni em 1.851 instituições privadas de todo o Brasil. Destes, mais de 533 mil estudam com bolsa integral, cursando a faculdade gratuitamente.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.