Resultado final do Concurso Público Nacional Unificado é adiado
A divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), prevista para esta quinta-feira, 21, foi adiada, conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Em comunicado oficial, o MGI informou que um novo cronograma será divulgado em breve.
No início deste mês, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação de candidatos que preencheram incorretamente o cartão de respostas da prova. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal, que contestou a eliminação de candidatos que não marcaram o tipo da prova no gabarito, mas transcreveram corretamente a frase exigida no edital.
O concurso, conhecido como "Enem dos Concursos", oferece 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais e recebeu mais de 2 milhões de inscrições. Inicialmente, a convocação dos aprovados para posse e para a realização de cursos de formação estava prevista para janeiro de 2025. No entanto, com a reprogramação do cronograma, essa data poderá ser alterada.
O MGI reforçou que todas as atualizações oficiais sobre o concurso serão divulgadas no site oficial do CNU.
As provas do concurso foram realizadas no dia 18 de agosto, após um adiamento de três meses em função das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio. Com mais de 2,14 milhões de inscritos, o certame foi aplicado em 228 cidades de todas as unidades da federação. A abstenção nas provas foi de 54,12%, com 970.037 candidatos presentes em ambos os turnos.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.