Portal Itnet

Saiba quem é Dom Sérgio, o cardeal brasileiro mais cotado para suceder o Papa Francisco

Arcebispo de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, está entre os sete brasileiros que participarão do conclave. Ele foi próximo do pontífice e integra o seleto Conselho de Cardeais.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp

Saiba quem é Dom Sérgio, o cardeal brasileiro mais cotado para suceder o Papa Francisco

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica inicia um dos processos mais solenes e reservados de sua tradição: o conclave. Nesse rito centenário, os cardeais com menos de 80 anos de idade se reúnem, em voto secreto, para eleger o novo líder da maior instituição religiosa do mundo.

Entre os 120 cardeais eleitores, sete são brasileiros. Um nome que chama atenção é o de Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Considerado próximo de Francisco, Dom Sérgio integrou o seleto Conselho de Cardeais, grupo criado em 2013 com a missão de ajudar o papa a governar a Igreja e propor reformas na Cúria Romana.

Em 2023, ao comentar o papel do Conselho, Dom Sérgio destacou a capacidade de escuta do papa Francisco. "Ele era um exemplo extraordinário de diálogo e de escuta", afirmou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à época.

Trajetória de Dom Sérgio

Nascido em 21 de outubro de 1959, na cidade de Dobrada, interior de São Paulo, Dom Sérgio foi ordenado sacerdote em 1984. Sua formação teológica é sólida: é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana, em Roma.

Sua trajetória episcopal teve início em 2007, quando foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina, no Piauí, pelo Papa Bento XVI. No ano seguinte, assumiu como arcebispo metropolitano da arquidiocese. Em 2011, seguiu para Brasília, onde também foi arcebispo até ser nomeado para Salvador, em 2020.

No consistório de 2016, Dom Sérgio foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Entre 2015 e 2019, presidiu a CNBB, reforçando sua influência entre os bispos brasileiros.

Sua nomeação, em 2023, para o Conselho de Cardeais — grupo restrito com apenas nove integrantes — reforçou sua relevância internacional dentro da Igreja. Foi o primeiro brasileiro a ocupar essa posição.

Expectativas para o futuro

Com a morte do Papa Francisco, especulações sobre possíveis sucessores surgem, mas o processo de escolha se mantém envolto em sigilo. Analistas do Vaticano, no entanto, não descartam a possibilidade de que a América Latina volte a ter um papel central na sucessão, dado o legado de Francisco e a força crescente do catolicismo no continente.

Dom Sérgio, respeitado por sua discrição, capacidade de diálogo e experiência administrativa, é citado por alguns especialistas como uma das figuras que podem influenciar fortemente os rumos da escolha do próximo pontífice — mesmo que não esteja entre os favoritos ao cargo.

Enquanto o mundo católico aguarda a fumaça branca que anunciará o novo papa, os olhos também se voltam para o Brasil e para nomes como Dom Sérgio da Rocha, cuja trajetória mistura humildade, preparo teológico e proximidade com o pontífice que agora se despede.

 


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você