Sua chance de operar chegou! Participe da triagem do Opera Sergipe em Itabaiana neste sábado, 26
Para participar é necessário apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência; pacientes devem seguir critérios médicos.

Dando continuidade à ampliação do acesso às cirurgias eletivas em todo o estado, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá neste sábado (26) uma triagem para o Programa Opera Sergipe no município de Itabaiana. A ação ocorrerá na Clínica de Saúde da Família Manoel Pereira de Andrade, localizada no bairro Sítio Porto, a partir das 7h.
A triagem tem como objetivo identificar pacientes aptos a realizar procedimentos cirúrgicos oferecidos pelo programa. Para participar, é necessário apresentar documento de identidade (RG), Cartão do SUS e comprovante de residência. Após a avaliação médica, os pacientes que atenderem aos critérios clínicos serão encaminhados via regulação estadual para os serviços especializados, dando início à fase preparatória nos hospitais credenciados.
De acordo com Marli Palmeira, coordenadora do Opera Sergipe, a triagem realizada nas Unidades Básicas de Saúde representa o primeiro passo para o acesso aos procedimentos. “Estamos preparados para acolher os pacientes assim que a regulação for realizada, garantindo o encaminhamento necessário para a realização das cirurgias, desde as de média até as de alta complexidade”, destacou.
Procedimentos oferecidos
O Opera Sergipe é dividido em duas fases. A fase 1 contempla 15 procedimentos de média complexidade, incluindo histerectomias, colecistectomia, postectomia, correções cirúrgicas de hérnias e hidrocele, hemorroidectomia, colpoperineoplastia, entre outros.
Já a fase 2 do programa abrange cirurgias de alta complexidade, como cirurgia bariátrica, mamoplastias (redutora e reconstrutora), ressecção endoscópica de próstata, tratamento de endometriose, remoção de cálculos renais e em vias urinárias, além de cirurgias ortopédicas por videoartroscopia, como reconstruções ligamentares do joelho e reparo de lesões no manguito rotador.
Acesso ao programa
Para ter acesso ao Opera Sergipe, os pacientes devem se cadastrar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos hospitais credenciados. As unidades da fase 1 incluem o Hospital Regional Amparo de Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Nosso Senhor dos Passos e Hospital e Maternidade Santa Isabel.
As cirurgias da fase 2 são realizadas em hospitais com estrutura para alta complexidade, como o Hospital Cirurgia, Hospital do Coração Rede Primavera, Hospital Regional Amparo de Maria e Hospital e Maternidade Santa Isabel.
Com a iniciativa, o Governo de Sergipe busca reduzir as filas de espera e garantir o acesso da população a procedimentos cirúrgicos essenciais, promovendo mais saúde e qualidade de vida para os sergipanos.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.