Portal Itnet

Sergipe celebra o Dia da Consciência Negra com a reinauguração do Museu Afro-Brasileiro e programação cultural em Laranjeiras

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe celebra o Dia da Consciência Negra com a reinauguração do Museu Afro-Brasileiro e programação cultural em Laranjeiras

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), celebra a data com uma série de atividades em Laranjeiras. Às 18h, será realizada a reinauguração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, após um período de revitalização do espaço. Criado em 1976, o museu preserva a história do povo afro-laranjeirense e está instalado em um sobrado do século XIX, que pertenceu à família Brandão. O acervo inclui objetos históricos, vestimentas e utensílios da época da escravidão, além de peças de grande valor simbólico, como instrumentos de castigo utilizados durante o período colonial.

A programação de reinauguração contará com apresentações culturais dos grupos Populart e Maculelê de Laranjeiras, show musical do artista Vitor Santana e a premiação do Concurso Poesia Negra Estudantil. Além disso, as atividades começam pela manhã, com uma roda de conversa no Centro de Criatividade, localizada perto da Maloca, o primeiro quilombo urbano de Sergipe e o segundo do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju.

A roda de conversa, mediada por Grazzy Coutinho, abordará temas sobre ancestralidade, igualdade racial e empreendedorismo, com a participação de importantes nomes da comunidade negra sergipana, como Severo D’Acelino, Rosália Costa e Carlos Henrique (Niquiba). O evento reflete a luta contínua pela valorização da cultura afro-brasileira e pelo reconhecimento das contribuições dos negros para a sociedade.

Com informações GOV-SE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você