UFS cria cotas para pessoas trans em todos os cursos de graduação

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou na última segunda-feira (17) a criação de cotas afirmativas para pessoas trans em todos os cursos de graduação presenciais da instituição. As vagas serão oferecidas a partir do período letivo 2026.1, ampliando o acesso e promovendo a inclusão dentro da universidade.
A decisão, tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe/UFS), segue parecer que destaca a medida como alinhada às políticas nacionais de inclusão, às orientações de entidades especializadas e aos princípios constitucionais de igualdade e combate à discriminação por identidade de gênero.
O modelo aprovado prevê a criação de vagas supranumerárias, ou seja, adicionadas ao total já ofertado em cada curso e turno, sem reduzir o número de vagas de ampla concorrência ou afetar outras ações afirmativas existentes. Para a relatora do parecer, professora Terezinha Leite, a iniciativa amplia o acesso sem comprometer a política já vigente.
“A UFS está acompanhando outras universidades na preocupação de garantir acessibilidade e permanência às pessoas trans. Será uma vaga adicional por curso e turno”, explicou a professora.
A medida também integra políticas de permanência estudantil, segundo a vice-reitora Silvana Bretas. “Não basta apenas oferecer o ingresso; queremos que esses estudantes possam concluir seus cursos. A UFS cumpre, assim, um princípio democrático de inclusão”, destacou.
Para a Pró-Reitora de Graduação, a iniciativa representa um passo importante na pluralidade acadêmica e no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. “Essa medida traz diversidade para a universidade, não só no debate sobre gênero, mas na produção de conhecimento em todas as áreas, com contribuições mais amplas e inclusivas”, afirmou.
Com informações da UFS
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
