Portal Itnet

Abono Salarial 2025: trabalhadores nascidos em março e abril recebem benefício a partir de terça-feira (15)

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Abono Salarial 2025: trabalhadores nascidos em março e abril recebem benefício a partir de terça-feira (15)

A CAIXA inicia na próxima terça-feira, 15 de abril, o pagamento do Abono Salarial referente ao calendário 2025, com base no ano de 2023. Nesta etapa, recebem o benefício os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Segundo o banco, serão mais de R$ 4,5 bilhões repassados a cerca de 3,8 milhões de beneficiários.

O pagamento é feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento, e os valores variam de acordo com o tempo de serviço com carteira assinada em 2023. O valor máximo corresponde a um salário mínimo.

Como será feito o pagamento

Quem possui conta corrente ou poupança na CAIXA receberá o crédito automaticamente. Os demais trabalhadores terão uma conta poupança digital aberta gratuitamente no aplicativo CAIXA Tem. Por meio da plataforma, é possível movimentar o valor, pagar contas, fazer transferências, compras com cartão de débito virtual ou pagamento por QR Code.

Se a conta não puder ser aberta, o saque pode ser feito com o cartão social e senha em terminais de autoatendimento, lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui. Também é possível sacar sem cartão, utilizando a biometria cadastrada em agências da CAIXA.

 

calendarioabonoabril2025.png

Quem tem direito ao Abono Salarial

Para receber o benefício, é necessário:

Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;

Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;

Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;

Ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.

Os trabalhadores do setor privado recebem pela CAIXA. Já servidores públicos, com inscrição no PASEP, devem buscar o Banco do Brasil.

Origem e gestão do benefício

O Abono Salarial é regulamentado pela Lei nº 7.998/90 e tem como fonte de recursos o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o responsável pela habilitação dos trabalhadores e definição do calendário de pagamentos, por meio do CODEFAT. À CAIXA, cabe a função de agente pagador.

Onde consultar informações

Trabalhadores nascidos entre janeiro e abril já podem consultar as informações do pagamento pelos seguintes canais:

Aplicativo CAIXA Tem;

Aplicativo CAIXA Trabalhador (iOS) ou Benefícios Sociais (Android);

Portal Cidadão.

Informações sobre o processamento dos dados, valores e direito ao benefício também podem ser acessadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou pelo telefone 158.

O calendário de pagamento segue até agosto de 2025, conforme o mês de nascimento dos beneficiários.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você