Portal Itnet

Auxílio-Doença: Benefício pode ser solicitado em agências dos correios

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Auxílio-Doença: Benefício pode ser solicitado em agências dos correios

Na busca por desburocratizar o acesso aos benefícios sociais, o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios anunciaram uma ampliação da parceria que permite aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) diretamente em agências dos Correios. A novidade, lançada nesta segunda-feira (15), visa facilitar o processo para trabalhadores que necessitam de afastamento de até 180 dias.

A iniciativa, que já havia sido testada em um projeto-piloto em Fortaleza (CE) em março, agora se estende a 2,6 mil agências em todo o Brasil. Com isso, os segurados que não têm acesso à internet ou que enfrentam dificuldades com o aplicativo Meu INSS poderão ser atendidos em locais mais próximos de suas residências. O tempo médio de análise dos pedidos é de 15 dias, e a medida pretende acelerar a concessão de benefícios.

O processo de requerimento é simplificado graças ao Atestmed, uma ferramenta do INSS que permite o envio digital da documentação necessária, como laudos médicos. O funcionário dos Correios é responsável por digitalizar a documentação e inseri-la diretamente no sistema do INSS, eliminando a necessidade de agendamento de perícia presencial com um médico federal.

Os segurados podem realizar o pedido de duas formas: apresentando toda a documentação na agência ou fazendo um pré-requerimento pela Central 135, com um prazo de cinco dias para entregar os documentos. Caso surjam pendências durante a análise, é possível complementar as informações nas agências dos Correios.

Para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve ter contribuído para a Previdência Social, cumprir uma carência mínima de 12 meses e apresentar um atestado médico que comprove a necessidade de afastamento por mais de 15 dias. O INSS enfatiza a importância de que o atestado seja legível, sem rasuras, e contenha o Código Internacional de Doenças (CID).

Com essa nova etapa da parceria, espera-se que mais trabalhadores tenham acesso ao auxílio, tornando o processo mais ágil e acessível. Essa iniciativa representa um avanço significativo na modernização dos serviços prestados pelo INSS, reforçando o compromisso do governo em atender melhor os segurados em todo o país.

Com informações Agencia Brasil

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você