Deputada Linda Brasil desfilará pela Paraíso do Tuiuti no Carnaval 2025 do Rio de Janeiro

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), confirmou sua participação no desfile oficial da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, no Sambódromo do Rio de Janeiro, durante o Carnaval de 2025. O convite foi apresentado por ela durante pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (13), onde destacou a importância histórica do enredo da escola.
A Paraíso do Tuiuti prestará uma homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti negra do Brasil. "No próximo dia 4 de março, na terça-feira de Carnaval, eu estarei desfilando pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, que vai homenagear uma travesti: a Xica Manicongo, que foi a primeira travesti negra neoindígena, reconhecida a partir de estudos de Antropologia e historiadores", afirmou a deputada.
Segundo Linda Brasil, a presença de pessoas trans no desfile é um marco de resistência e representa um avanço na visibilidade e no respeito às questões de identidade de gênero no país. "Vai ser muito emocionante porque eu irei desfilar com vários outros destaques; pessoas trans, mulheres trans. Esse convite oficial, em nome da diretoria e demais segmentos da escola de samba, me dá muito orgulho", ressaltou.
A deputada também lembrou que, pela primeira vez, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontecerão em três dias: domingo, segunda e terça-feira. A Paraíso do Tuiuti será a segunda escola a entrar na avenida na terça-feira (4). "Quem quiser assistir, pela TV Globo, vai ver a deputada estadual por Sergipe brilhando, sambando e passando uma mensagem de resistência", disse.
Durante seu discurso na Alese, Linda Brasil aproveitou para criticar a desinformação e a distorção das pautas trans no Brasil. "Infelizmente, as pessoas distorcem essas questões, como aconteceu no final do ano passado, quando apresentei uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) visando incluir as pessoas trans na Constituição para garantir proteção. Mas algumas pessoas votaram contra, e outras, inclusive duas mulheres, se ausentaram da votação para não se posicionarem. Isso mostra que muitas pessoas ainda não entendem o que significa identidade de gênero e confundem com ideologia de gênero, que são coisas totalmente diferentes", pontuou.
Com a presença de Linda Brasil e a temática do desfile da Paraíso do Tuiuti, o Carnaval 2025 promete ser palco de um importante debate sobre história, inclusão e resistência.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.