Vaticano revela condição de Papa Francisco; Entenda o que é e quais os sintomas
Para uma pessoa da idade do Papa Francisco (88), uma doença destas pode ser considerada bastante grave, ressalta o especialista em Cardiologia e Clínica Médica, Dr. Vinicius Carlesso

O Vaticano divulgou um boletim médico nesta segunda-feira (17), informando que o Papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana no trato respiratório, que exige um tratamento alterado.
A condição clínica do pontífice, de 88 anos, foi descrita como "complexa", e não há previsão de alta. Ele permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14).
Segundo a Santa Sé, os testes realizados indicaram a necessidade de uma mudança no tratamento, com exames apontando que a infecção respiratória exigirá uma internação mais prolongada. Apesar disso, o Vaticano tranquilizou os fiéis ao informar que o Papa apresenta-se de "bom humor", dormiu bem e tomou café da manhã normalmente nesta segunda-feira.
O que é a infecção polimicrobiana?
A infecção polimicrobiana do trato respiratório, como mencionada no boletim, envolve a presença de vários agentes patogênicos que causam inflamação nas vias respiratórias e pode causar tosse, febre e dores no peito.
De acordo com o especialista em Cardiologia e Clínica Médica Dr. Vinícius Carlesso, o problema tem agravantes.
"Trata-se de uma infecção mais complexa, pois há a multiplicidade de microorganismos envolvidos, ou seja, não é apenas um agente, são vários, o que pode dificultar um pouco o tratamento e aumentar o tempo de recuperação".
A vulnerabilidade do Papa
O Dr. Carlesso explica que, com o envelhecimento, o organismo tende a responder de forma menos eficiente a infecções e o histórico divulgado do pontífice acende alertas à situação.
"Em idosos, o sistema imunológico perde parte da sua capacidade de resposta, o que torna necessário tratamentos mais incisivos para combater o problema de forma mais eficaz".
O Papa Francisco, que já havia apresentado sintomas de bronquite no início deste mês, teve sua rotina alterada por conta da doença. Ele foi obrigado a desmarcar compromissos importantes, incluindo sua oração semanal de domingo na Praça de São Pedro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.